JepDownload

Jogos da Copa Ao Vivo

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dolby Surround 7.1: o áudio agora é 3D

Depois das imagens em 3D, chegou a vez do áudio. Se você assistiu a Avatar e achou o máximo, espere até experimentar essa nova tecnologia!

Recentemente, na ShoWest 2010, a Dolby Laboratories Inc. anunciou estar trabalhando em parceria com a Walt Disney Pictures e a Pixar Animation Studios para proporcionar ao público um novo formato de áudio, o Dolby Surround 7.1. Apesar de muitos lugares já possuírem suporte para a nova tecnologia, ela ainda não estava prevista para filme algum. Porém, em junho deste ano, ela promete dar as caras em Toy Story 3 - em 3D.

O Dolby Surround 7.1 proporciona uma experiência muito mais satisfatória para quem vê filmes em 2D. Afinal, com essa tecnologia o expectador aproveita uma experiência de áudio em três dimensões. Agora imagine filmes com tanto imagem e áudio em 3D! Será algo totalmente sem precedentes: você terá todos os elementos de cenas ao vivo numa sala de cinema!

O funcionamento

A nova tecnologia gera quatro campos de circunspecção (“Surround”) para melhor comandar os sons emitidos. Esses campos incorporam as tradicionais “Left Surround” (circunspecção à esquerda) e “Right Surround” (circunspecção à direita) com as “Back Surround Left” (circunspecção à esquerda e atrás) e “Back Surround Right” (circunspecção à direita e atrás). Em outras palavras, antes o som vinha da esquerda ou da direita. Agora, consegue cobrir 360° do campo de audição.

Ao todo, o formato compreende oito canais de áudio, de acordo com a seguinte disposição: esquerda, centro, direita, efeitos de baixa frequência (LFE - sigla em inglês) e mais os campos “Surround” mencionadas acima, na mesma ordem. Para que os distribuidores não precisem adquirir novos aparelhos, a empresa fez o Dolby Surround 7.1 compatível com as linhas de processadores de áudio para cinema digital Dolby CP650 e Dolby CP750.

Áudio em 360°

Na ShoWest, donos de cinemas puderam experimentar a tecnologia por meio de demonstrações feitas com filmes antigos da Pixar. Aqueles que quiserem implantar a nova tecnologia devem entrar em contato com o revendedor Dolby mais próximo.

Áudio 3D também em jogos

Uma tecnologia já existente - antes disponível somente para PC - que agora está expandindo seu suporte para Xbox 360, PlayStation 3 e Mac, é a Axon 3D. Com ela, jogadores com fones (ou alto-falantes) 5.1 ou 7.1 têm a sensação de áudio em 360° - porém, somente em conversas por voz.

Os benefícios do áudio em três dimensões incluem a normalização do volume, diminuição de eco e redução dos barulhos externos. A Axon 3D também possibilita que o jogador identifique vozes vindas de trás de paredes ou portas fechadas, assim como elementos sonoros do jogo que podem atrapalhar o áudio de alguém que está longe.

O kit para desenvolvedores de jogos (SDK - sigla em inglês) fica disponível a partir de abril deste ano. Alguns títulos já lançados ganharão atualizações para suportar a tecnologia, mas a grande maioria daqueles compatíveis ficará para títulos futuros.

Dos consoles de última geração existentes, aquele que não pretende receber suporte é o Nintendo Wii. A razão para isso é que ele sequer possui Dolby Digital (tecnologia usada no Xbox e PlayStation 2). Outra razão é o fato de somente oito títulos do console terem conversa por voz. Para simular som “surround”, no entanto, o Nintendo Wii conta com a tecnologia Dolby Pro-Logic II.

Em Curitiba, o IMAX já oferece suporte para Dolby Surround 7.1. Então, se você mora pelas redondezas, em junho terá a experiência de escutar e ver um filme em três dimensões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade